Câncer de Bexiga – Você está em busca do tratamento de referência para o Câncer de Bexiga? Ou necessita de maiores dados para orientar uma pessoa importante?
Você está em busca do tratamento de referência para o Câncer de Bexiga? Ou necessita de maiores dados para orientar uma pessoa importante?
Então fique nessa página e veja a explicação completa!
Com uma vida dedicada ao tratamento do Câncer de Bexiga e elevadíssimos níveis de recuperação de seus pacientes – inclusive quanto a recuperação da saúde sexual – o Dr. Antônio Brunetto Neto preparou as explicações abaixo para esclarecer essa grave doença em um nível leigo, bem como suas opções de tratamento.
O Câncer de Bexiga no Brasil
Apenas em 2022, foram diagnosticados 11370 novos casos de câncer de bexiga no Brasil. Sendo 7870 homens e 3500 mulheres afetadas por esses tumores.
A doença afeta os homens em frequência duas a três maior do que afeta mulheres. E apresenta o dobro de frequência em homens brancos em relação a homens negros.
Em termos de mortes, foram 4929 óbitos no ano de 2021. Divididos em 3325 homens e 1604 mulheres. Um número alarmante de aproximadamente 14 mortes diárias em decorrência da doença, espalhadas pelo Brasil.
Essa triste taxa de mortalidade é devida, em grande parte, ao lento crescimento do tumor. Que apresenta alguns sintomas em seus estágios iniciais (como o sangue visível na urina) e que caso não recebam a devida atenção e acompanhamento clínico, pode se agravar rapidamente.
O que pode demandar tratamentos complicados e agressivos para o organismo.
O fato triste e irônico é que, se o diagnóstico for realizado no tempo correto, mais de 90% dos homens e mulheres vítimas desse mal podem ser curados do câncer de bexiga.
Contudo, antes de qualquer alarde, é necessário consultar seu médico de confiança. Pois nem todo sangue na urina é necessariamente vinculado ao câncer.
Sendo que apenas esses fatores já são uma prova muito clara da necessidade de dedicar atenção ao diagnóstico e tratamento adequado na máxima urgência viável – principalmente se o processo for orientado por um especialista de referência e preceptor de especialistas em formação, caso do Dr. Antônio Brunetto Neto.
O câncer de bexiga pode ser prevenido
Aconselha-se fortemente que todo indivíduo adulto faça exames de rotina anualmente.
Sendo aconselhado com ainda mais ênfase que o homem realize exames de rotina a partir dos 45 anos de idade. Para viabilizar o diagnóstico precoce e aumentar as chances de tratamento precoce.
Esses exames são baseados na consulta de acompanhamento com seu Médico de confiança e encaminhamento para o Urologista conforme necessidade (aqui nesse site, recomendamos o Dr. Antônio Brunetto Neto). Que pode recomendar exames de urina, tomografia computadorizada, cistoscopia, entre outros de acordo com a anaminese.
Existem ainda características biológicas e inalteráveis que são fatores de risco, tais como:
Etnia
Pessoas brancas estatisticamente apresentam 200% mais risco para o câncer de bexiga que afrodescendentes.
Idade
A propensão aumenta com a idade. 90% dos pacientes com câncer de bexiga tem mais de 55 anos de idade.
Gênero
Muito mais frequente em homens do que em mulheres.
Infecções e irritação crônica
Infecções urinárias recorrentes, cálculos renais e na bexiga e outros fatores de irritação crônica do orgão tem ligação com com a doença.
Histórico de câncer urológico
Carcinomas uroteliais podem ser formados na bexiga, rim, ureteres e ureter. De modo que o câncer em qualquer parte do trato urinário aumenta a chance de novo tumor.
Genética
Pessoas com familiares que apresentam histórico da doença tem o próprio risco aumentado.
Além disso, fatores comportamentais – e que podem ser alterados – também são fatores de risco para o Câncer de Bexiga:
Tabagismo
Fumantes tem 300% mais chances de ter câncer de bexiga em relação a não-fumanetes. Sendo tabagismo o principal fator para ocorrência da doença em 50% dos casos.
Baixa ingestão de água
Pessoas que ingerem quantidades diárias razoáveis de líquidos tem menor incidência da doença.
Fitoterápicos e medicamentos
Pioglitazona e ácido aristolóquico tem sido associados a um risco aumentado do câncer de bexiga.
Exposição a produtos químicos
Trabalhadores da Industria Gráfica, Pintores, Mecânicos, Cabeleireiros e Caminhoneiros tem risco aumentado para o Câncer de Bexiga. Risco este aumentado se paralelos ao tabagismo e/ou ao não-uso de equipamentos de proteção.
Sendo que a adoção dos comportamentos preventivos não altera a necessidade dos exames de rotina. Contudo, novos estudos tem apontado redução da incidência nessa doença em pessoas que evitam os comportamentos de risco.
E o que eu faço se o diagnóstico for positivo?
Primeiramente, mantenha-se calmo. Detectando o Câncer de Bexiga no momento certo, a doença pode ser curada para mais de 90% dos pacientes – especialmente se o tratamento é realizado com especialistas em Urologia Oncológica de referência e treinados em procedimentos gold standard nos principais centros do Brasil, caso do Dr. Brunetto.
Somente nos casos de detecção muito tardia ou com o câncer de bexiga mais avançado, que pode vir a ser recomendada radioterapia ou quimioterapia. Cujos efeitos colaterais podem ser reduzidos com o auxílio da equipe clínica correta.
Para a grande maioria dos casos, será recomendado o tratamento gold standard que viabiliza a cura da doença, sem perda da qualidade de vida na maioria absoluta dos casos.
Câncer de Bexiga
padrão ouro no tratamento
Trata-se do procedimento de Cirurgia Robótica de Bexiga, padrão ouro internacionalmente reconhecido. Utilizado pelo Dr. Antonio Brunetto Neto quando confirmado o diagnóstico positivo.
Como funciona a cirurgia robótica?
O Dr. Antonio Brunetto Neto praticou exaustivamente a cirurgia robótica de câncer quando cursou seu Fellowship no Instituto Nacional do Câncer, que inclusive estava equipado com a mesma família de robô cirúrgico DaVinci utilizado nos mais sofisticados hospitais do Brasil.
A máquina em si é constituida de uma estrutura central da qual partem diversos braços eletrônicos de altíssima precisão, sendo que um dos braços é utilizado exclusivamente por uma câmera 3D que gera imagens em alta definição para a estação de trabalho do cirurgião.
Fato que gera uma visão magnificada, com alta nítidez, fortemente fidedigna e trimensional para o Dr. Brunetto.
Nos demais braços, encontram-se instrumentos de cirurgia acoplados e específicos para cada operação. Oferecendo articulações avançadas e únicas que substituem a laparoscopia tradicional, onde os instrumentos seriam rigidos, bem menos precisos e retlíneos.
A alta tecnologia permite que a cirurgia de um modo geral seja realizada com maiores níveis de controle, flexibilidade e precisão de uma forma que seria inviável em técnicas convencionais.
Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, sendo que as ações cirúrgicas são realizadas por meio de pequenas incisões por meio das quais partes finas dos instrumentos robóticos são inseridas.
Qual o benefício da cirurgia robótica?
O nome clínico do procedimento é cirurgia laparoscópica assistida por robô, sendo um enorme salto científico e de avanço médico. Que se reflete para o paciente na forma de taxas de recuperação clínica anteriormente impensáveis.
Preservação da qualidade de vida
Maior taxa de preservação da continência urinária
Minimização dos efeitos colaterais
Preservação incomparável das estruturas anatômicas na extração do tumor
Alta hospitalar acelerada, sem prejuízo do tratamento
Melhor recuperação pós cirúrgica
Motivos para escolher o Dr. Antonio Brunetto Neto
Referência em Urologia Oncológica para seus pares e pacientes – está no Top #3 especialistas mais recomendados no tratamento do câncer urológico no Paraná e Top#10 nacional.
Tem dedicado sua vida ao tratamento do câncer desde 2003, realizou sua sua formação em cirurgia robótica no Instituto Nacional do Câncer.
É preceptor da residência médica em Urologia no HC-UFPR e também é preceptor no fellowship de Urologia Oncológica do Hospital São Vicente.
Ainda é Coordenador da Urologia Oncológica no Centro de Oncologia do Paraná e atua como Cirurgião Robô-Assistido nos renomados hospitais Pilar e Marcelino Champagnat.
Membro de diversas sociedades médicas brasileiras e estrangeiras, tem sólida produção científica e mais de 2200 cirurgias realizadas com plena recuperação dos pacientes.
Dr. Brunetto Neto é notícia em:
Referência em Urologia Oncológica, o Dr. Antonio Brunetto Neto tem ativa produção acadêmica e é convidado com frequência para orientar autoridades e depor na mídia como referência em Uro-Oncologia.
Dr. Antonio Brunetto Neto, uma vida dedicada ao
Fale com o
Dr. Brunetto Neto
Horário de atendimento
Segunda a Sexta-feira: Das 08h00 às 19h00
Rua Saldanha Marinho 2167 - Bigorrilho - Curitiba - PR - CEP 80730-180 - dentro do Centro de Oncologia do Paraná